Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Atualidades

De acordo com a notícia publicada no site www.economia.estadão.com.br em ...

Responda: De acordo com a notícia publicada no site www.economia.estadão.com.br em 19.06.12, “a lei 12.551, que regulamenta o trabalho a distância, foi aprovada pela presidente Dilm...


1Q6813 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Técnico Bancário, BANPARÁ, ESPP

De acordo com a notícia publicada no site www.economia.estadão.com.br em 19.06.12, “a lei 12.551, que regulamenta o trabalho a distância, foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff no fim de 2011. Na prática, o texto da lei determina que o uso de dispositivos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, para fins corporativos equivaleria a uma ordem dada pelos empregadores.”

Empresas e trabalhadores ainda têm dúvidas de como será o entendimento da Justiça sobre diversos pontos levantados pelas novas determinações. De acordo com o assunto acima, leia as sentenças e assinale a alternativa correta.

I. Especula-se que, de acordo com a referida Lei, um e-mail ou ligação de celular fora do expediente poderia render hora extra, se comprovada uma jornada de trabalho suplementar em função por esses meios.

II. Não há motivos para preocupação por parte das empresas porque o trabalho em home office (em casa) não se encaixa na abrangência desta lei.

III. De acordo com a referida Lei e-mail ou ligação celular fora do expediente não caracteriza hora extra nem jornada de trabalho suplementar mesmo se comprovada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos analisar as afirmativas:

I. Está correta. A lei 12.551 trata do trabalho a distância e considera que o uso de dispositivos eletrônicos para fins corporativos pode ser entendido como uma ordem do empregador. Portanto, se um trabalhador recebe um e-mail ou ligação fora do expediente e isso gera uma jornada extra, pode sim ser considerado hora extra.

II. Está incorreta. O trabalho em home office é justamente um tipo de trabalho a distância e, portanto, está dentro da abrangência dessa lei. As empresas devem sim se preocupar com as regras e direitos relacionados a essa modalidade.

III. Está incorreta. Conforme a lei, o uso de e-mail ou ligação fora do expediente pode sim caracterizar hora extra, desde que comprovada a jornada suplementar.

Por isso, somente a afirmativa I está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.