"Nos últimos anos, o envelhecimento da população brasileira deixou de ser forte tendência para se tornar realidade. Isto sugere reflexões, por um lado sobre a nova unidade familiar, agora com menor número de integrantes e com a participação significativa de idosos na estruturação orçamentária da família; e, por outro, sobre melhor qualidade de vida em idade avançada, embora ainda esteja longe dos padrões esperados para a manutenção do equilíbrio social, considerando a má distribuição de renda em nosso país. A mudança na estrutura etária brasileira provoca um impacto no surgimento de novas demandas da sociedade civil, visto que os idosos terão maior influência sobre determinados mercados". SANTANNA, Paulo Roberto de et al. Pesquisa de mercado aplicada a pequenos empreendimentos: centro de lazer para a terceira idade do estado do Rio de Janeiro. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 43, n. 4, p. 945-977, Agos. 2009 . Disponível em: Acesso em 15 Set. 2020. De acordo com a consolidada tendência de envelhecimento populacional, assinale a alternativa correta:
a) A população idosa está associada também ao lazer. A categoria é composta por pessoas a partir de 60 anos, porém diversos fatores sociais, culturais, políticos, econômicos devem ser considerados para melhor explicar por que a velhice passou a ser representada, nos últimos tempos, como uma fase proveitosa, sustentando a ideia de aposentadoria ativa.
b) A população idosa não promove modificações na sociedade brasileira por se tratar de pessoas fora da fase produtiva, sobretudo quando conjugada com o tamanho alcançado nas últimas décadas.
c) Considerando o correspondente potencial de consumo, a população idosa engendra um contexto amplamente desfavorável para o surgimento de novos negócios.
d) Importantes questões envolvendo acessibilidade devem ser lembradas pelo governo uma vez que deficientes, idosos e outros grupos de vulnerabilidades específicas são de responsabilidade do poder público e devem receber atenção exclusiva dessas instituições, que são as únicas responsáveis por políticas públicas inclusivas e de assistência, deixando as empresas livres para a busca por lucros no mercado competitivo.
e) A infraestrutura que responde à demanda social do envelhecimento no Brasil é composta por programas sociais e serviços altamente eficientes e eficazes.