Questões Serviço Social

A dimensão investigativa é inerente à natureza de grande parte das competências pr...

Responda: A dimensão investigativa é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais para: compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, iden...


1Q682802 | Serviço Social, Assistente Social, UFRN, COMPERVE, 2019

A dimensão investigativa é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais para: compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, identificar as demandas presentes na sociedade, realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais, realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social. Essas competências se relacionam ao ato de investigar que ganha o estatuto de elemento constitutivo da própria intervenção profissional. A pesquisa e a produção de conhecimento crítico são reconhecidos como essenciais e são partes constitutivas do trabalho profissional porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A questão aborda a dimensão investigativa no Serviço Social, destacando a importância da pesquisa e da produção de conhecimento crítico para a intervenção profissional.

A alternativa b é correta porque enfatiza que a pesquisa delimita parâmetros para a prática profissional, subsidiando decisões, estratégias e novas formas de pensar e agir. Isso está alinhado com a função do Serviço Social de compreender a realidade social para intervir de forma eficaz e crítica.

A alternativa a está incorreta porque priorizar técnicas de intervenção não é o foco principal; a teoria e a prática devem dialogar, mas a pesquisa serve para fundamentar a prática, não apenas para superar desafios técnicos.

A alternativa c está errada ao sugerir que a pesquisa capta expressões sociais descoladas da realidade social, o que contraria o princípio do Serviço Social de contextualizar a questão social.

A alternativa d, embora mencione a sistematização de dados, limita a pesquisa a um interesse pela coleta, sem destacar seu papel crítico e estratégico na intervenção.

Portanto, a alternativa b é a que melhor expressa a importância da pesquisa como elemento constitutivo da intervenção profissional no Serviço Social.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.