Questões História

Responda: É correto afirmar que a existência de estaleiros destinados à construção de grandes navios no Brasil do sécu...


1Q683348 | História, Aluno 2 Dia, Colégio Naval, Marinha, 2019

Texto associado.

Leia o texto a seguir.


“Deu no Mercúrio Portuguez. “... e do Brasil virá também o galeão chamado Padre Eterno, que se faz no Rio de Janeiro, e é o mais famoso baixei de guerra que os mares jamais viram”. A gazeta mensal lisboeta trazia a notícia acima fechando a edição de março de 1665. O periódico de Antônio de Souza de Macedo, secretário de estado do Reino de Portugal, se referia ao barco de 53 metros (m), que deslocava 2 mil toneladas (t), com um mastro feito num só tronco de 2,97 m de circunferência na base. O navio começou a ser construído em 1659 a mando do governador da capitania do Rio, Salvador Correia de Sá e Benevides, na Ilha do Governador, em um local conhecido como Ponta do Galeão (onde fica hoje o Aeroporto Internacional Tom Jobim). Militar e político português, dono de engenhos e currais, Sá fez o mais potente galeão que pôde para evitar depender da proteção das frotas do governo ao se aventurar no comércio pelos mares."

MARCOLIN, Neldson. Por mares sempre navegados. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2011/11/30/por-mares-sempre-navegados. Acesso em: OS de abril de 2019.

É correto afirmar que a existência de estaleiros destinados à construção de grandes navios no Brasil do século XVII demonstrava

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A existência de estaleiros para construção de grandes navios no Brasil do século XVII indica que a economia colonial não se restringia apenas à monocultura da cana-de-açúcar.

Isso demonstra que havia outras atividades econômicas e necessidades que demandavam uma estrutura produtiva mais diversificada, como a construção naval para atender ao comércio, defesa e transporte.

A alternativa a) está incorreta porque o Brasil não superava Portugal e Inglaterra na produção naval; essas metrópoles eram potências navais consolidadas.

A alternativa b) é limitada, pois a indústria naval tinha funções além do transporte do açúcar, incluindo defesa e comércio interno.

A alternativa d) menciona a navegação fluvial, mas o foco da questão é a construção de grandes navios, que são usados principalmente para navegação marítima.

A alternativa e) é incorreta, pois a construção naval no Brasil colonial era realizada principalmente pelos portugueses, não pelos franceses.

Portanto, a alternativa c) é a mais adequada, pois reconhece a diversidade econômica da colônia além da cana-de-açúcar.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.