O regime disciplinar imposto ao servidor público federal está devidamente exp...

O regime disciplinar imposto ao servidor público federal está devidamente explicitado no conteúdo do Título IV da Lei 8.112/90. O ordenamento sobre os deveres, as proibições e as responsabilidades ...


publicidade
O regime disciplinar imposto ao servidor público federal está devidamente explicitado no conteúdo do Título IV da Lei 8.112/90. O ordenamento sobre os deveres, as proibições e as responsabilidades postas na lei elencam regras que dão a possibilidade de apontar que é INCORRETO afirmar:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    24/10/2025 • 18:50
    Gabarito: e) A alternativa e está incorreta porque afirma que as sanções civis, penais e administrativas não poderão cumular-se, sendo independentes entre si. Na verdade, conforme o artigo 116 da Lei 8.112/90, as sanções podem sim ser cumulativas, ou seja, o servidor pode responder civil, penal e administrativamente pelo mesmo fato, sem que uma exclua a outra.

    As alternativas a, b, c e d estão corretas e refletem o que está disposto na Lei 8.112/90. Por exemplo, o dever de guardar sigilo sobre assuntos da repartição está previsto no artigo 116, inciso I.

    A proibição de ausentar-se do serviço sem autorização está no artigo 116, inciso II.

    A responsabilidade civil, penal e administrativa do servidor pelo exercício irregular das atribuições está prevista no artigo 116, inciso III.

    E a responsabilidade civil-administrativa pode resultar tanto de ato omissivo quanto comissivo, conforme o artigo 116, inciso IV.

    Portanto, a única afirmativa incorreta é a alternativa e, que trata da cumulação das sanções, que é permitida e não proibida.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.