Considere o texto
A partir da década de 1870, começaram a surgir uma série de sintomas de crise do Segundo Reinado, dentre eles, o início do movimento republicano e os atritos do governo imperial com o Exército e a Igreja.
(Adaptado de: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002, p. 217)
Os atritos com o Exército e com a Igreja, aos quais se refere o autor, e que contribuíram para a proclamação da República no Brasil, estiveram relacionados, respectivamente,
✂️ a) à crescente influência do positivismo no Exército Brasileiro e à presença de maçons em cargos políticos importantes ligados ao Imperador, criticados pela Igreja Católica. ✂️ b) à derrota dos militares na Guerra do Paraguai e à separação entre Estado e Igreja desde a Constituição de 1824. ✂️ c) à insatisfação dos militares com a proposta de dissolução do Exército por parte da Nobreza e a proibição, por Dom Pedro II, de padres participarem da política. ✂️ d) à reivindicação por melhores salários e certos privilégios, por parte dos oficiais do Exército, e a contestação do poder e da autoridade religiosa do Papa em território nacional, pelo Imperador. ✂️ e) às aspirações expansionistas defendidas pelo Exército, que contrariavam a política imperial, e o casamento do Imperador com uma herdeira dos Bourbon, de religião protestante.