Para Rangel (2007), o planejamento, a prática e a avaliação podem ser consideradas etapas de previsão e execução do método. Assim sendo, é correto afirmar que:
✂️ a) Os métodos individualizados têm como finalidade, em primeiro lugar, atender às escolhas e convicções do professor. ✂️ b) O princípio da direção é considerado um princípio didático de referência dos métodos e técnicas de ensino que recomenda ao professor, entre outras coisas, o planejamento e o enfoque de questões essenciais do conteúdo, mas sempre se detendo nas questões consideradas periféricas. ✂️ c) A avaliação, uma das etapas do método, é realizada sobre o contexto, os processos e sobre o desempenho e a participação do professor e dos alunos observando, também, a garantia da aprendizagem do conhecimento. ✂️ d) Em relação às atividades escolhidas, é necessário ter clareza que elas não devem ser comuns e aplicáveis a diferentes métodos. ✂️ e) O estudo dirigido é uma técnica do método individualizado em que o professor, além de orientar as etapas, também deve supervisioná-las, para que possa determinar a necessidade ou não da continuidade ou reinício delas.