O planejamento educacional no Brasil foi objeto de muitos estudos, pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado, cada um com o olhar e leitura do autor, desde sua perspectiva, situado em seu contexto político e suas circunstâncias históricas.
Em 2011 o Fórum Nacional de Educação elaborou documento denominado Planejamento Educacional no Brasil, tratando da temática.
BORDIGNON, Genuíno. Planejamento Educacional no Brasil. Brasília:
FNE, 2011.
A parir desse documento, pode-se compreender melhor o processo de planejamento educacional no Brasil que se caracteriza por alguns aspectos marcantes. Assinale a alternaiva que caracteriza esses aspectos.
✂️ a) O planejamento educacional no Brasil é um fenômeno que percorre o século XX e houve décadas alternando alguns períodos deparicipação, inicialmente focada nos agentes do governo e mais recentemente na sociedade civil organizada, e outros do vazio das vozes silenciadas.
✂️ b) O planejamento educacional no Brasil é uma aividade recente, que se concreiza somente após a aprovação do PNE (2001-2011). Antes desse período, não houve outras iniciaivas de planejamento da educação nacional. ✂️ c) A rigor, o Brasil nunca teve um planejamento da educação e, dessa forma, se caracteriza pela improvisação e fragmentação das ações por parte dos sucessivos governos.
✂️ d) Podemos considerar que o planejamento educacional no Brasil teve início com a vinda dos primeiros jesuítas para as missões decatequização, ainda no período colonial, no século XVI.
✂️ e) Ao tratar o planejamento educacional no Brasil, situamos as primeiras iniciaivas com a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil em 1808.