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Observe o emprego do elemento que, nos trechos ...
Responda: Observe o emprego do elemento que, nos trechos a seguir: I. “Nele conta-se a história de um adolescente que vive...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
No trecho dado como referência, "... um círculo vicioso que pode conduzir à morte", o "que" funciona como pronome relativo, ligando a oração subordinada adjetiva "que pode conduzir à morte" ao antecedente "círculo vicioso". Ou seja, "que" retoma um termo anterior e introduz uma oração que o caracteriza.
Analisando os trechos:
I. "... um adolescente que vive uma paixão..." - aqui "que" é pronome relativo, pois retoma "adolescente" e introduz oração subordinada adjetiva explicativa ou restritiva.
II. "Como evitar que jovens vulneráveis o cometam?" - neste caso, "que" é conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada substantiva objetiva direta (o que evitar?). Portanto, função diferente da do pronome relativo.
III. "Estima-se que o número de tentativas..." - "que" é conjunção integrante, introduz oração subordinada substantiva subjetiva (o que se estima?). Função diferente da do pronome relativo.
IV. "... fatores que se combinam..." - "que" é pronome relativo, retomando "fatores" e introduzindo oração subordinada adjetiva restritiva.
V. "... ainda que não seja tarefa fácil..." - "que" é conjunção concessiva, introduz oração subordinada concessiva, função diferente da do pronome relativo.
Portanto, os trechos em que "que" exerce função diferente da do pronome relativo são II (conjunção integrante), III (conjunção integrante) e V (conjunção concessiva).
Assim, a alternativa correta é a letra d: II, III e V.
Segunda checagem confirma que as funções de "que" nos trechos II, III e V são conjunções (integrante e concessiva), distintas da função de pronome relativo no exemplo dado e nos trechos I e IV.
No trecho dado como referência, "... um círculo vicioso que pode conduzir à morte", o "que" funciona como pronome relativo, ligando a oração subordinada adjetiva "que pode conduzir à morte" ao antecedente "círculo vicioso". Ou seja, "que" retoma um termo anterior e introduz uma oração que o caracteriza.
Analisando os trechos:
I. "... um adolescente que vive uma paixão..." - aqui "que" é pronome relativo, pois retoma "adolescente" e introduz oração subordinada adjetiva explicativa ou restritiva.
II. "Como evitar que jovens vulneráveis o cometam?" - neste caso, "que" é conjunção integrante, introduzindo uma oração subordinada substantiva objetiva direta (o que evitar?). Portanto, função diferente da do pronome relativo.
III. "Estima-se que o número de tentativas..." - "que" é conjunção integrante, introduz oração subordinada substantiva subjetiva (o que se estima?). Função diferente da do pronome relativo.
IV. "... fatores que se combinam..." - "que" é pronome relativo, retomando "fatores" e introduzindo oração subordinada adjetiva restritiva.
V. "... ainda que não seja tarefa fácil..." - "que" é conjunção concessiva, introduz oração subordinada concessiva, função diferente da do pronome relativo.
Portanto, os trechos em que "que" exerce função diferente da do pronome relativo são II (conjunção integrante), III (conjunção integrante) e V (conjunção concessiva).
Assim, a alternativa correta é a letra d: II, III e V.
Segunda checagem confirma que as funções de "que" nos trechos II, III e V são conjunções (integrante e concessiva), distintas da função de pronome relativo no exemplo dado e nos trechos I e IV.
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