O lugar da criança, na instituição de Educação Infantil, é:I - “Definido pelo seu ...
Responda: O lugar da criança, na instituição de Educação Infantil, é:I - “Definido pelo seu modo particular de se relacionar com o mundo”.II – “Uma possibilidade para o adulto compreendê-la e...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) Todas as considerações acima são verdadeiras.
A questão aborda o lugar da criança na instituição de Educação Infantil, destacando três aspectos importantes. O primeiro, que o lugar da criança é definido pelo seu modo particular de se relacionar com o mundo, reconhece a singularidade de cada criança e sua forma única de interação com o ambiente, o que está alinhado com as diretrizes da Educação Infantil que valorizam a individualidade e o protagonismo infantil.
O segundo aspecto, que o lugar da criança é uma possibilidade para o adulto compreendê-la e adequar sua relação com ela num verdadeiro encontro, enfatiza a importância da relação pedagógica entre adulto e criança, onde o adulto deve estar aberto a entender a criança em sua especificidade, promovendo uma interação respeitosa e significativa.
Por fim, o terceiro ponto, que o lugar da criança é potencializador de sua participação ativa nas situações educativas, reforça o papel ativo da criança no processo de aprendizagem, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que valorizam a participação e a construção do conhecimento pela criança.
Assim, todas as três considerações são verdadeiras e refletem os princípios contemporâneos da Educação Infantil, justificando o gabarito oficial e a resposta mais comentada como a alternativa d).
A questão aborda o lugar da criança na instituição de Educação Infantil, destacando três aspectos importantes. O primeiro, que o lugar da criança é definido pelo seu modo particular de se relacionar com o mundo, reconhece a singularidade de cada criança e sua forma única de interação com o ambiente, o que está alinhado com as diretrizes da Educação Infantil que valorizam a individualidade e o protagonismo infantil.
O segundo aspecto, que o lugar da criança é uma possibilidade para o adulto compreendê-la e adequar sua relação com ela num verdadeiro encontro, enfatiza a importância da relação pedagógica entre adulto e criança, onde o adulto deve estar aberto a entender a criança em sua especificidade, promovendo uma interação respeitosa e significativa.
Por fim, o terceiro ponto, que o lugar da criança é potencializador de sua participação ativa nas situações educativas, reforça o papel ativo da criança no processo de aprendizagem, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que valorizam a participação e a construção do conhecimento pela criança.
Assim, todas as três considerações são verdadeiras e refletem os princípios contemporâneos da Educação Infantil, justificando o gabarito oficial e a resposta mais comentada como a alternativa d).
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários