Questões Direito Processual Civil Execução em Geral

Giza P. é detentora dos seguintes títulos executivos: uma nota promissória, um cheque e...

Responda: Giza P. é detentora dos seguintes títulos executivos: uma nota promissória, um cheque e um contrato, prevendo obrigações de pagar e fazer. Giza necessita promover a execução de tais títulos pois, s...


Q687518 | Direito Processual Civil, Execução em Geral, Titular de Servicos de Notas e de Registros Provimento, TJ MG, CONSULPLAN, 2019

Giza P. é detentora dos seguintes títulos executivos: uma nota promissória, um cheque e um contrato, prevendo obrigações de pagar e fazer. Giza necessita promover a execução de tais títulos pois, seu devedor, João Gilberto, figura conhecida pela contumácia em não honrar seus compromissos, mais uma vez, não efetuou a tempo e modo o pagamento e tampouco cumpriu a obrigação de fazer. Giza procura um advogado e informa que deseja executar seu devedor, promovendo a execução em juízo de tais títulos. Considerando a situação hipotética, assim como as regras relativas à cumulação de execuções, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A questão aborda a possibilidade de cumulação de execuções de diferentes títulos executivos. A cumulação de execuções é possível quando há identidade de partes, de causa de pedir e de pedido, conforme o princípio da tríplice identidade.

No caso apresentado, Giza possui três títulos executivos: uma nota promissória, um cheque (ambos títulos de crédito com execução por quantia certa) e um contrato que inclui obrigações de pagar e fazer.

A execução dos títulos de crédito (nota promissória e cheque) pode ser realizada conjuntamente, pois ambos se referem a obrigações de pagar quantia certa. No entanto, o contrato, que inclui também uma obrigação de fazer, não pode ser executado no mesmo processo que os títulos de crédito, pois a natureza das obrigações e os procedimentos para sua execução são diferentes.

Portanto, Giza precisará iniciar pelo menos duas execuções distintas: uma para as obrigações de pagar (nota promissória e cheque) e outra para a obrigação de fazer contida no contrato. Isso se deve à falta de identidade na forma dos processos de execução entre as obrigações de pagar e de fazer.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.