Questões Português Interpretação de Textos

Responda: &n...


1Q687689 | Português, Interpretação de Textos, Guarda Municipal, Prefeitura de Niterói RJ, SELECON, 2019

         Texto II

                              ... e cheio de perigos virtuais

      E tal como no mundo real, no qual há aquelas pessoas mal-intencionadas, a internet também possui perigos e exige precauções. No mundo real, usamos diversos tipos delas. Instalamos fechaduras nas portas das nossas casas e carros e as trancamos para ter maior segurança pessoal e dos nossos bens. Usamos cortinas nas nossas janelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres. Não saímos por aí contando para qualquer desconhecido como foi aquela aventura amorosa ou quais são os hábitos dos nossos familiares. E ainda evitamos que nossos filhos tenham contatos com pessoas que não conhecemos sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança. 

Do mesmo modo, também devemos nos proteger e ser precavidos no mundo virtual. E isso vale para empresas e governos. Com o progressivo crescimento da digitalização dos negócios, tornou-se mais frequente a ocorrência de crimes e golpes virtuais. E os seus tipos são tão variados quanto a criatividade humana permite, indo desde roubo de informações sensíveis (políticas, estratégicas, segredos industriais etc.), sequestro de dados, controle remoto de dispositivos pessoais para finalidades ilegais...

BRASIL, país digital (Extraído de: brasilpaisdigital.com.br/seguranca-e-cidadania-no-mundo-digital). Adaptado

Observe a seguinte frase do primeiro parágrafo do Texto II e responda à questão.


“Usamos cortinas nas nossas j anelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres.”


Reescrevendo o trecho “ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres”, o emprego do acento grave é obrigatório em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A questão pede para identificar em qual opção o emprego do acento grave indicativo de crase é obrigatório. A crase ocorre quando há a fusão da preposição "a" com o artigo definido feminino "a" ou "as", ou ainda com o "a" inicial dos pronomes demonstrativos "aquela(s)", "aquele(s)" e "aquilo".

Analisando as opções:
a) "ter mais privacidade em relação à circunstâncias específicas" - Não ocorre crase antes de palavras no plural como "circunstâncias".
b) "ter mais privacidade em relação à suas próprias convicções" - Não ocorre crase antes de pronomes possessivos femininos no plural como "suas".
c) "ter mais privacidade em relação à seus amigos mais próximos" - Não ocorre crase antes de pronomes possessivos masculinos como "seus".
d) "ter mais privacidade em relação às opiniões menos agradáveis" - Correto, ocorre crase pela presença da preposição "a" e do artigo definido feminino plural "as" antes de "opiniões".
e) "ter mais privacidade em relação à leis e normas complementares" - Não ocorre crase antes de palavras no plural como "leis".

Portanto, a resposta correta é a opção d), onde o uso do acento grave é obrigatório para indicar a crase.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.