O filme “The Post: a guerra secreta” (2017, direção de Steven Spielberg) descreve os esforços para a publicação dos Pentagon Papers pela imprensa norte-americana. De acordo com a narrativa, o relatório confidencial sobre o envolvimento militar dos Estados Unidos na região do Vietnã entre 1945 e 1967 foi copiado irregularmente e vazado para órgãos de imprensa. Os vazamentos levados a cabo por Daniel Ellsberg e Anthony Russo eram a única fonte possível do documento. As informações apontavam para mentiras do governo americano sobre a situação geopolítica na Ásia naquele período.
A publicação de material em situação similar à descrita acima, em relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, publicado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj):
✂️ a) está desautorizada pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros porque impele a manifestação de opiniões divergentes e o livre debate de ideias. ✂️ b) está em conformidade com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros porque não assume a responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado. ✂️ c) é vetada pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros porque busca provas que fundamentem as informações de interesse público. ✂️ d) está desautorizada pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros porque o uso de identidades falsas, câmeras escondidas ou microfones ocultos é expressamente proibido, sem exceções, especialmente para jornais que visam ao lucro. ✂️ e) está em conformidade com o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros porque, mesmo que as informações tenham sido obtidas de maneira inadequada, é autorizada a publicação em casos nos quais há incontestável interesse público.