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Responda: Leia o texto a seguir. O ESCRETE DE LOUCOS


1Q688987 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Eletromecânica, UFGD, UFGD, 2019

Leia o texto a seguir.
O ESCRETE DE LOUCOS

[...] 
Amigos, ninguém pode imaginar a frustração dos times europeus. Eles trouxeram, para 62, a enorme experiência de 58. Jogaram contra o Brasil na Suécia, trataram de desmontar o nosso futebol, peça por peça. Toda a nossa técnica e toda a nossa tática foram estudadas com sombrio élan. Sobre Garrincha, eis o que diziam os técnicos do Velho Mundo: — “Só dribla para a direita!” Era a falsa verdade que se tornaria universal. O próprio Pelé parecia um mistério dominado. 
Após quatro anos de meditação sobre o nosso futebol, o europeu desembarca no Chile. Vinha certo, certo, da vitória. Havia, porém, em todos os seus cálculos, um equívoco pequenino e fatal. De fato, ele viria a apurar que o forte do Brasil não é tanto o futebol, mas o homem. Jogado por outro homem o mesmíssimo futebol, seria o desastre. Eis o patético da questão: — a Europa podia imitar o nosso jogo e nunca a nossa qualidade humana. Jamais, em toda a experiência do Chile, o tcheco ou o inglês entendeu os nossos patrícios. Para nos vencer, o alemão ou o suíço teria de passar várias encarnações aqui. Teria que nascer em Vila Isabel, ou Vaz Lobo. Precisaria ser camelô no largo da Carioca. Precisaria de toda uma vivência de botecos, de gafieira, de cachaça, de malandragem geral.
Aí está: — no Velho Mundo os sujeitos se parecem, como soldadinhos de chumbo. A dessemelhança que possa existir de um tcheco para um belga, ou um suíço, é de feitio os sul-americanos. Repito: o brasileiro é uma nova experiência humana. 
O homem do Brasil entra na história com um elemento inédito, revolucionário e criador: a molecagem. Citei a brincadeira de Garrincha num final dramático de jogo. Era a molecagem. Aqueles quatro ou cinco tchecos, parados diante de Mané, magnetizados, representavam a Europa. Diante de um valor humano insuspeitado e deslumbrante, a Europa emudecia, com os seus túmulos, as suas torres, os seus claustros, os seus rios.
[...] 
E mesmo fora do futebol, o europeu faz uma imitação da vida, enquanto que o brasileiro vive de verdade e ferozmente. Ninguém compreenderá que foi a nossa qualidade humana que nos deu esta Copa tão alta, tão erguida, de fronte de ouro. E mais: — foi o mistério de nossos botecos, e a graça das nossas esquinas, e o soluço dos nossos cachaças, e a euforia dos nossos cafajestes. Jogamos no Chile com ardente seriedade. Mas a última jogada de Mané, no adeus aos Andes, foi uma piada, tão linda e tão plástica. No mais patético das batalhas, o escrete soube brincar. Esse toque de molecagem brasileira é que deu à vitória uma inconcebível luz. 
RODRIGUES, Nélson. A Pátria de Chuteiras. 2013. (Fragmento).

Assinale a alternativa que indica o gênero desse texto. 
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

O texto apresentado é um fragmento de uma crônica escrita por Nelson Rodrigues, intitulada 'A Pátria de Chuteiras'. As crônicas são textos geralmente curtos, que refletem sobre aspectos do cotidiano e da vida comum, muitas vezes com uma abordagem pessoal e reflexiva.

Neste texto, o autor discute a singularidade do futebol brasileiro e a qualidade humana dos brasileiros, contrastando-os com os europeus. A crônica não se limita a narrar eventos, mas também oferece comentários e insights sobre a cultura e a sociedade, características típicas desse gênero literário.

A alternativa a) é incorreta porque o texto não apresenta as características de um conto, como um conflito central ou uma estrutura narrativa fechada. A alternativa c) também não se aplica, pois o texto não é um romance, que é tipicamente mais longo e complexo. A alternativa d) é inadequada porque o texto não é um artigo científico, que requer formalidades como objetivos claros, metodologia e resultados de pesquisa. Por fim, a alternativa e) não se encaixa, pois o texto não é composto em versos, característica essencial da poesia.
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