Questões Português Interpretação Textual

O último parágrafo do texto enfatiza

Responda: O último parágrafo do texto enfatiza


Q689245 | Português, Interpretação Textual, Escriturário, BANRISUL, FCC

Texto associado.

Imigrações no Rio Grande do Sul

Em 1740 chegou à região do atual Rio Grande do Sul o primeiro grupo organizado de povoadores. Portugueses oriundos da ilha dos Açores, contavam com o apoio oficial do governo, que pretendia que se instalassem na vasta área onde anteriormente estavam situadas as Missões.
A partir da década de vinte do século XIX, o governo brasileiro resolveu estimular a vinda de imigrantes europeus, para formar uma camada social de homens livres que tivessem habilitação profissional e pudessem oferecer ao país os produtos que até então tinham que ser importados, ou que eram produzidos em escala mínima. Os primeiros imigrantes que chegaram foram os alemães, em 1824. Eles foram assentados em glebas de terra situadas nas proximidades da capital gaúcha. E, em pouco tempo, começaram a mudar o perfil da economia do atual estado.
Primeiramente, introduziram o artesanato em uma escala que, até então, nunca fora praticada. Depois, estabeleceram laços comerciais com seus países de origem, que terminaram por beneficiar o Rio Grande. Pela primeira vez havia, no país, uma região em que predominavam os homens livres, que viviam de seu trabalho, e não da exploração do trabalho alheio.
As levas de imigrantes se sucederam, e aos poucos transformaram o perfil do Rio Grande. Trouxeram a agricultura de pequena propriedade e o artesanato. Através dessas atividades, consolidaram um mercado interno e desenvolveram a camada média da população. E, embora o poder político ainda fosse detido pelos grandes senhores das estâncias e charqueadas, o poder econômico dos imigrantes foi, aos poucos, se consolidando.
(Adaptado de: projetoriograndetche.weebly.com/imigraccedMatMdeo-no-rs.html)

O último parágrafo do texto enfatiza

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 08/01/2025 02:35:02🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

O último parágrafo do texto enfatiza a progressiva e positiva transformação socioeconômica que as levas de imigrantes trouxeram ao estado rio-grandense.

Neste trecho, é destacado que as levas de imigrantes trouxeram mudanças significativas para o Rio Grande do Sul, introduzindo a agricultura de pequena propriedade, o artesanato, consolidando um mercado interno e desenvolvendo a camada média da população. Além disso, ressalta que o poder econômico dos imigrantes foi se consolidando aos poucos, mesmo com o poder político ainda nas mãos dos grandes senhores das estâncias e charqueadas. Portanto, a ênfase está na transformação socioeconômica positiva trazida pelos imigrantes para o estado.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.