“Em abril de 1955, países com histórico recente de intervenção colonial reuniram-se em Bandung, na Indonésia. [...] O objetivo era a oposição ao que era considerado como prática colonialista das novas potências imperialistas.”
PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo. O século estilhaçado. Petrópolis – RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2014. p. 163.
Nessa conferência, esses países criaram uma nova estratégia para se posicionarem diante do mundo, denominada “não alinhamento”.
Sobre essa estratégia, é correto afirmar:
✂️ a) Aspirava pela formação de blocos econômicos (africanos, americanos e asiáticos) com características locais, em oposição aos blocos em desenvolvimento no Norte, como o mercado europeu e o Nafta.
✂️ b) Buscava um distanciamento equidistante das superpotências pelo conceito de um conflito Norte-Sul, entre países ricos e industrializados e países pobres exportadores de produtos primários.
✂️ c) Pretendia manter a independência recém-conquistada dos países europeus e a liberdade de organização nacional, garantida pelos EUA e URSS, interessados em tomar o lugar dos europeus do domínio mundial.
✂️ d) Queria o afastamento e a manutenção de uma política de isolamento tanto em relação às antigas metrópoles europeias, quanto às novas superpotências emergentes do mundo pós-Guerra.