No texto, “Serviço Social e política social: 80 anos de uma relação visceral", Behring e Boschetti (in Silva 2016) descrevem o vínculo ontológico entre Política Social e Serviço Social, afirmando, sobretudo, que o Serviço Social no Brasil hoje tem uma grande responsabilidade pela política social. De acordo com os autores é correto afirmar que:
a) atualmente, a intervenção no campo das políticas sociais deixou de constituir o principal espaço de atuação profissional, sobretudo em decorrência do desmonte do Estado Social e do retrocesso da consolidação dos direitos sociais.
b) a resultado do trabalho profissional dos assistentes sociais estará sempre determinado, por um lado, peias políticas sociais, que estão longe de garantir a universalidade e a redução da desigualdade estrutural, e por outro lado, pela sua condição de trabalhador inserido na divisão sociotécnica do trabalho.
c) é comum que o Serviço Social se confunda com algumas políticas .sociais, vinculando-se exclusivamente a alguma delas, instituindo-se e consubstanciando-se materialmente no processo teórico-politico de sua condução.
d) apesar de sua condição sociopolítica privilegiada, nas últimas três décadas, o Serviço Social perdeu a oportunidade de se firmar como fundamental campo de reflexão, formulação e teorização crítica sobre a política social na sociabilidade capitalista.
e) em contexto de crise, as políticas sociais são os principais alvos de investimento do Estado no combate à sua mercantilização, à sua focalização e à sua privatização.