Questões Português Interpretação de Textos

Responda: Considere o seguinte texto:


1Q702248 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar Administrativo, FPMA, FUNPAR NC UFPR, 2019

Considere o seguinte texto:
O ensino fundamental no Brasil hoje pode ser considerado universal, com 99,2% das crianças de 6 a 14 anos frequentando a escola, o que representa 26,5 milhões de estudantes, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação (Pnad Contínua), divulgada no final de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao mesmo tempo, um levantamento da unidade brasileira da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), também produzido com base na PNAD, identificou que, em 2002, apenas 10,7% dos jovens mais pobres do país chegavam ao Ensino Médio na idade adequada, patamar que hoje subiu para 39%. Sem deixar de reconhecer a importância desses avanços, os números indicam que as desigualdades que antes se manifestavam no acesso à escola pública, agora se revelam dentro dela, com crescentes diferenças nos níveis de aprendizagem, que podem chegar ao equivalente a três anos de escolarização entre crianças da mesma idade.
(Trecho extraído da reportagem “Expansão desigual”, Revista Pesquisa, FAPESP, fev. 2018.)
Assinale a alternativa que está de acordo com as informações do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) O texto destaca que o ensino fundamental no Brasil é praticamente universal, com 99,2% das crianças de 6 a 14 anos frequentando a escola, o que é considerado um avanço importante. Isso confirma que a alta na proporção de crianças nessa faixa etária na escola é reconhecida como um progresso.

A alternativa a) está incorreta porque o número de 26,5 milhões de estudantes refere-se apenas às crianças de 6 a 14 anos no ensino fundamental, não à totalidade dos estudantes em todas as redes e níveis de ensino.

A alternativa c) está incorreta pois o texto informa que em 2002 apenas 10,7% dos jovens mais pobres chegavam ao Ensino Médio na idade adequada, e hoje esse percentual subiu para 39%, não sendo 10% da população total.

A alternativa d) está incorreta porque o texto mostra que as desigualdades educacionais mudaram de forma: antes se manifestavam no acesso à escola, agora estão dentro dela, com diferenças nos níveis de aprendizagem, ou seja, não permanecem iguais.

A alternativa e) está incorreta porque, apesar do aumento, apenas 39% dos jovens mais pobres chegam ao Ensino Médio na idade adequada, o que não configura a maioria.

Portanto, a alternativa b) é a única que está de acordo com as informações do texto.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) O texto destaca que o ensino fundamental no Brasil é praticamente universal, com 99,2% das crianças de 6 a 14 anos frequentando a escola, o que é apresentado como um avanço importante. Portanto, a alternativa que reconhece esse aumento na proporção de crianças na escola como um avanço está correta.

A alternativa a) está incorreta porque o número de 26,5 milhões de estudantes refere-se apenas às crianças de 6 a 14 anos no ensino fundamental, não a toda a rede de escolas e níveis de ensino do país.

A alternativa c) está errada porque o texto informa que apenas 39% dos jovens mais pobres chegam ao Ensino Médio na idade adequada, não que o Ensino Médio é frequentado por cerca de 10% da população total.

A alternativa d) é incorreta porque o texto mostra que as desigualdades educacionais mudaram de forma: antes se manifestavam no acesso à escola, agora se manifestam dentro da escola, com diferenças nos níveis de aprendizagem.

A alternativa e) também está errada, pois o texto diz que 39% dos jovens mais pobres chegam ao Ensino Médio na idade adequada, ou seja, não a maioria.

Assim, a alternativa b) é a única que está de acordo com as informações do texto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.