Uma mãe procura atendimento relatando que o filho não consegue sair de casa, preferindo ficar em seu quarto a qualquer possibilidade de entrosamento pessoal. Ele se relaciona bem com familiares, apresenta um bom repertório de comunicação com eles, mas se nega a ir a locais públicos, com muitas pessoas ou fechados. Para a Psicanálise, há, nesse caso,
✂️ a) a ocorrência de um deslocamento na neurose fóbica, em que aquilo que se teme inconscientemente se deseja. Os objetos fóbicos são representações de defesas do ego, o sujeito foge de seus próprios instintos. Assim, as vias de deslocamento serão sempre as mesmas.
✂️ b) a manifestação de sintomas organicamente determinados que dão oportunidade para o surgimento de uma expressão distorcida dos impulsos reprimidos. Passada a causa orgânica, continuam os sintomas com base psicológica.
✂️ c) uma fixação precoce do desenvolvimento em que o esforço pela satisfação sexual e pela segurança ainda não se diferenciaram, por isso dependem do amor e da aprovação, da afeição e do prestígio, daí a dificuldade em lidar com frustrações.
✂️ d) a angústia que inicia a atividade repressiva representada em situações sexualizadas, tentação ao impulso rejeitado ou castigos de impulsos inconscientes, ou a combinação de ambos.