Texto associado.
Uma determinada empresa efetua duas vendas na mesma data, e isso gera duas contas a receber, uma com vencimento no curto prazo, no valor de R$ 90.000, e outra no longo prazo, de R$ 120.000. Nesse cenário, com base nas determinações da norma contábil brasileira, é correto afirmar que
✂️ a) se a empresa julgar que existe efeito relevante na operação de curto prazo, ela deverá ajustá-la a valor presente, deduzindo a receita bruta de vendas.
✂️ b) a empresa obrigatoriamente deverá ajustar as duas contas a pagar a valor presente, deduzindo a receita bruta de vendas, conforme orientação do CPC.
✂️ c) se a empresa julgar que existe efeito relevante na operação de curto prazo, ela deverá ajustar as duas contas a pagar a valor presente, adicionando a receita bruta de vendas.
✂️ d) se a empresa julgar que existe efeito relevante na operação de longo prazo, ela poderá optar por ajustar as duas contas a pagar a valor presente, deduzindo a receita bruta de vendas.
✂️ e) a empresa obrigatoriamente deverá ajustar as contas a pagar de curto prazo a valor presente, adicionando a receita bruta de vendas, conforme orientação do CPC.