Texto associado. No trabalho de fiscalização de uma empresa prestadora de serviço, o Auditor-Fiscal da Receita Municipal solicitou que o responsável pelo caixa registrasse todos os documentos ainda não escriturados para a apuração do saldo atualizado do livro Movimento do Caixa. Feito isso, foi constatado um saldo de R$ 1.200,00 no referido livro. A seguir, o Auditor-Fiscal efetuou a contagem do numerário em espécie na tesouraria e constatou que havia R$ 1.500,00 em dinheiro. Não havia mais nenhum vale, cheque ou qualquer outro documento que pudesse ser computado ou registrado. O Auditor concluiu haver algo errado, o que poderia ser, por exemplo:
✂️ a) A prestação de serviço à vista sem a emissão da respectiva nota fiscal.
✂️ b) Um adiantamento de numerário ao office-boy para pagamento de despesas, sem a emissão de qualquer documento ou registro.
✂️ c) O registro de nota fiscal de prestação de serviço a prazo, como um ingresso no caixa.
✂️ d) Um pagamento de despesa sem o registro do valor no livro Movimento do Caixa.
✂️ e) Um recebimento de duplicata registrado por valor maior que o seu valor nominal.