Texto associado.
Muitas vezes, os assuntos que devem ser tratados em um release são áridos e, por isso, cabe ao jornalista torná-los compreensíveis ao cidadão comum, pois, embora o release seja normalmente discutido, ampliado e transformado pelos redatores, há a possibilidade de o texto ser aproveitado na íntegra. Por isso, o texto de um release deve
✂️ a) ser de escrita artificial, pois o redator do veículo irá aprofundar a informação sobre determinada empresa ou produto, fazendo com que o texto final seja interessante e envolvente.
✂️ b) conter muitas informações em um único parágrafo ou texto, o que significa que as frases não precisam ser curtas. Assim sendo, existe a garantia de o release não ir à pasta de e-mails ignorados.
✂️ c) ser de fácil compreensão e atrativo aos profissionais das redações, pois uma boa notícia com texto claro aumenta a chance de ganhar espaço na mídia.
✂️ d) como a maioria dos releases é encaminhada por meio de emails, ser um tanto longo, de preferência com mais de cinco parágrafos e estar no corpo do e-mail.
✂️ e) se apresentar como um serviço, tanto para a empresa sobre a qual ele trata quanto para o jornalista. Deve ser informativo para despertar a atenção do diretor do jornal, além de possuir uma estrutura subjetiva, pois é dele que o veículo depende para manutenção da área comercial.