Além de contribuírem para o bem-estar psicológico e físico dos cidadãos e de reduzir a poluição, a arborização urbana contribui sobremaneira para a melhoria de outros aspectos da cidade, que por vezes podem passar desapercebidos.
Considere uma cidade hipotética onde a prefeitura decidiu criar parques próximos à área urbana. Passados alguns anos, como era de se esperar, houve uma melhoria nos indicadores de poluição da cidade. Entretanto, percebeu-se também uma redução do consumo de energia elétrica nos domicílios.
Um dos motivos pelos quais a arborização urbana pode ter contribuído para a redução do consumo de energia elétrica da cidade pode ser:
✂️ a) a desapropriação realizada para o plantio das árvores reduziu o número de residências da cidade, diminuindo o consumo de energia; ✂️ b) as árvores melhoraram o conforto térmico da cidade, e por sua vez, reduziram a necessidade do gasto com energia para a climatização dos ambientes das edificações; ✂️ c) a liberação do gás carbônico no processo de respiração das árvores ameniza a temperatura, reduzindo o gasto com refrigeração; ✂️ d) a desvalorização da área arborizada, que passou a ser ocupada por habitantes com menor poder aquisitivo, com perfil de consumo de energia menor; ✂️ e) as áreas urbanizadas diminuíram o sedentarismo das pessoas, que passaram a consumir menos energia elétrica.