Questões Direito Processual Penal Lei de Execução Penal LEP

Sobre a ação penal privada, marque a alternativa CORRETA:

Responda: Sobre a ação penal privada, marque a alternativa CORRETA:


1Q733873 | Direito Processual Penal, Lei de Execução Penal LEP, Polícia Militar PM, Polícia Militar MG, PM MG

Sobre a ação penal privada, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A alternativa correta é a) porque, na ação penal privada, o querelado pode recusar o perdão do querelante. Isso significa que o acusado não é obrigado a aceitar o perdão concedido pelo querelante, o que pode levar à continuidade do processo.

A alternativa b) está incorreta porque a prescrição na ação penal privada não ocorre simplesmente pela inércia do querelante por 30 dias. O Código de Processo Penal, em seu artigo 38, prevê que a queixa deve ser promovida no prazo de seis meses a contar do dia em que o ofendido teve conhecimento da autoria do crime, e a prescrição pode ocorrer se o querelante deixar de promover o andamento do processo por mais de seis meses, não 30 dias.

A alternativa c) está errada porque a queixa-crime, que é a peça inicial da ação penal privada, é considerada disponível, pois depende da vontade do querelante, ao contrário da ação penal pública, que é indisponível.

A alternativa d) está incorreta porque, embora o Ministério Público promova a ação penal pública, a lei admite a ação penal privada subsidiária da pública em determinados casos, ou seja, quando o Ministério Público não oferece a denúncia no prazo legal, o ofendido pode promover a ação penal privada.

Portanto, a única alternativa correta é a a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.