Questões Direito Processual Penal Processo Comum

Você trabalha em um conhecido Presídio de segurança máxima do Estado e mantém contato c...

Responda: Você trabalha em um conhecido Presídio de segurança máxima do Estado e mantém contato com os presos definitivos que estudam e que estão se beneficiando com o instituto da remição. Um dos apenados e...


1Q734390 | Direito Processual Penal, Processo Comum, Agente Penintenciário, SUSEPE RS, Fundação La Salle, 2017

Você trabalha em um conhecido Presídio de segurança máxima do Estado e mantém contato com os presos definitivos que estudam e que estão se beneficiando com o instituto da remição. Um dos apenados está prestes a concluir o ensino médio e lhe pergunta como o término de seus estudos repercutirá no tempo a remir. Você responde que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A remição da pena pelo estudo está prevista no artigo 126 da Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984). Segundo o artigo, o preso pode remir um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar.

Além disso, o parágrafo 3º do mesmo artigo prevê que, no caso de conclusão do ensino médio, o tempo a remir será acrescido de um terço, ou seja, o benefício é ampliado para incentivar a conclusão dos estudos.

As alternativas que mencionam o acréscimo de metade (letra b) ou que confundem a contagem das horas (letras c e d) não estão corretas, pois a lei especifica claramente o acréscimo de um terço e a contagem de 12 horas para remição de um dia de pena.

Portanto, a resposta correta é a letra e, que está em conformidade com o artigo 126 da Lei de Execução Penal.

Segunda resolução: revisando a legislação, confirmamos que o artigo 126, parágrafo 3º, determina o acréscimo de um terço no tempo a remir quando o preso conclui o ensino médio, reforçando a resposta correta como a letra e.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.