Questões Direito Processual Penal Inquérito Policial

Em cada um dos itens de 55 a 60, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma ...

Responda: Em cada um dos itens de 55 a 60, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada em relação ao inquérito policial e suas peculiaridades, às atribuições da Polícia Fede...


Q736752 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens de 55 a 60, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada em relação ao inquérito policial e suas peculiaridades, às atribuições da Polícia Federal e ao sistema probatório no processo penal brasileiro. Uma quadrilha efetuou ilegalmente diversas transações bancárias na modalidade de saques e transferências eletrônicas em contas de inúmeros clientes de determinada agência do Banco do Brasil. A instituição financeira ressarciu todos os clientes lesados e arcou integralmente com os prejuízos resultantes das fraudes perpetradas pelo grupo. Nessa situação hipotética, cabe à Polícia Federal a instauração do inquérito policial, porquanto a ela compete, com exclusividade, a apuração de crimes praticados contra bens e serviços da União.
Usuário
Por FAGNER DE CAMPOS em 07/06/2025 16:27:53
Fundamentação:
De acordo com o art. 144, §1º, inciso I, da Constituição Federal, compete à Polícia Federal apurar:

“infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas autarquias e empresas públicas”.

Análise do caso:
O crime foi praticado contra clientes do Banco do Brasil S.A.;

A instituição ressarciu os prejuízos, arcando integralmente com os danos causados pelas transações fraudulentas;

O Banco do Brasil é uma sociedade de economia mista, mas a jurisprudência do STF e do STJ reconhece que, quando o prejuízo atinge diretamente a própria instituição, ela é considerada, para fins penais, um interesse da União.

Jurisprudência:
O STJ entende que, mesmo sendo o Banco do Brasil uma sociedade de economia mista, a Polícia Federal tem competência para apurar crimes quando a própria instituição bancária é diretamente lesada, por envolver interesse da União.

Exemplo:

“A competência da Polícia Federal se justifica quando o prejuízo recai diretamente sobre o Banco do Brasil, sociedade de economia mista cuja União detém controle acionário e manifesta interesse.” (STJ – HC 327.625)

Conclusão:
Como o prejuízo foi suportado integralmente pelo Banco do Brasil, há detrimento de interesse da União, o que justifica a atribuição da Polícia Federal para a instauração e condução do inquérito policial.

✅ Gabarito: Correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.