Questões Direito Processual Penal Inquérito Policial

No dia 30 de março de 2014, Marta foi vítima de um crime de homicídio, razão pela qual ...

Responda: No dia 30 de março de 2014, Marta foi vítima de um crime de homicídio, razão pela qual foi instaurado inquérito policial para identificação do autor do delito. Após diversas diligências, não foi po...


1Q737650 | Direito Processual Penal, Inquérito Policial

No dia 30 de março de 2014, Marta foi vítima de um crime de homicídio, razão pela qual foi instaurado inquérito policial para identificação do autor do delito. Após diversas diligências, não foi possível identificar a autoria, razão pela qual foi realizado o arquivamento do procedimento, pela falta de justa causa, de acordo com as exigências legais. Ocorre que, em abril de 2015, a filha de Marta localizou o aparelho celular de Marta e descobriu que seu irmão, Lúcio, havia enviado uma mensagem de texto para sua mãe, no dia 29 de março de 2014, afirmando para a vítima ?se você não me emprestar dinheiro novamente, arcará com as consequências?. Diante disso, a filha de Marta apresentou o celular de sua mãe para a autoridade policial. Considerando a situação narrada, é correto afirmar que o arquivamento do inquérito policial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos entender o caso: o inquérito foi arquivado por falta de justa causa, ou seja, não havia elementos suficientes para identificar o autor do crime. Depois, surgiu uma nova prova — a mensagem de texto do irmão ameaçando a vítima — que não estava disponível antes.

O arquivamento do inquérito policial por falta de justa causa não faz coisa julgada material, ou seja, não impede que o inquérito seja reaberto se surgirem novas provas. E aqui temos exatamente isso: a mensagem de texto é uma prova nova, que pode justificar o desarquivamento do inquérito para novas investigações.

As outras alternativas erram porque:

- a) diz que fez coisa julgada material, o que não é verdade nesse caso;

- b) afirma que a mensagem não é prova nova, mas ela só foi descoberta depois do arquivamento;

- c) fala que o arquivamento foi feito pela autoridade policial, mas na prática o arquivamento depende da autoridade judiciária;

- e) menciona um prazo de 6 meses para desarquivamento, que não existe para o caso de provas novas.

Portanto, a alternativa correta é a d).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.