Cláudio, maior e capaz, residente e domiciliado em Goiânia – GO, praticou ...

Cláudio, maior e capaz, residente e domiciliado em Goiânia – GO, praticou determinado crime, para o qual é prevista ação penal privada, em Anápolis – GO. A vítima do crime, Artur, maior e capaz,...


publicidade

Cláudio, maior e capaz, residente e domiciliado em Goiânia – GO, praticou determinado crime, para o qual é prevista ação penal privada, em Anápolis – GO. A vítima do crime, Artur, maior e capaz, é residente e domiciliada em Mineiros – GO.

Nessa situação hipotética, considerando-se o disposto no Código de Processo Penal, o foro competente para processar e julgar eventual ação privada proposta por Artur contra Cláudio será

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Letícia Cunha
    Letícia Cunha EQUIPE
    21/10/2025 • 17:38
    Gabarito: a)

    No Código de Processo Penal, o foro competente para processar e julgar ação penal privada é o do lugar onde o crime foi cometido. Portanto, Anápolis – GO, local do crime, é foro competente.

    Além disso, o artigo 46 do CPP prevê que, na ação penal privada, o ofendido pode optar pelo foro do lugar onde reside ou está domiciliado, ou pelo foro do lugar do crime. Assim, Artur, vítima residente em Mineiros – GO, pode escolher entre Anápolis – GO (local do crime) ou Mineiros – GO (seu domicílio).

    Por fim, Cláudio, acusado, reside em Goiânia – GO, e o artigo 46 do CPP também permite que o réu seja demandado no foro de seu domicílio, o que amplia as opções para o autor da ação privada.

    Portanto, o foro competente para a ação privada pode ser Anápolis – GO (local do crime) ou Goiânia – GO (domicílio do réu), conforme a escolha da vítima, o que justifica a alternativa a).

    Segunda análise confirma que o foro do crime e o domicílio do réu são os locais possíveis para a propositura da ação penal privada, não incluindo o domicílio da vítima, que não é foro previsto para essa finalidade no CPP.

    Assim, a alternativa correta é a) Anápolis – GO ou Goiânia – GO.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.