A Didática constitui disciplina essencial nos processos de formação de professores, not...
Responda: A Didática constitui disciplina essencial nos processos de formação de professores, notadamente articulando o saber, o saber-ser e o saber-fazer. No contexto dessa análise, pode-se afirmar CORRETAM...
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Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa D
Na abordagem tradicional da Didática, o ensino é centrado na figura do professor, que assume a função principal de transmitir o conhecimento aos alunos. Essa concepção baseia-se na aplicação de métodos e técnicas considerados universais, priorizando a instrução de forma padronizada. A educação, nesse modelo, é vista como um processo rígido e hierarquizado, em que o professor ocupa o papel de autoridade e o aluno é tratado como um sujeito passivo, que apenas recebe o conteúdo.
A chamada doutrina da instrução expressa bem essa visão normativa, marcada pela crença em uma única forma correta de ensinar, desconsiderando o contexto e as particularidades de cada estudante. O foco recaía sobre o método — um conjunto fixo de procedimentos destinados a garantir a memorização e a assimilação do conteúdo.
Dessa forma, a alternativa D é justificada por representar fielmente esse modelo tradicional de Didática, caracterizado pela rigidez e pela ênfase na uniformidade do ensino. Em oposição, as concepções didáticas mais atuais defendem práticas que valorizam a interação, a adaptação ao contexto e a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem.
Na abordagem tradicional da Didática, o ensino é centrado na figura do professor, que assume a função principal de transmitir o conhecimento aos alunos. Essa concepção baseia-se na aplicação de métodos e técnicas considerados universais, priorizando a instrução de forma padronizada. A educação, nesse modelo, é vista como um processo rígido e hierarquizado, em que o professor ocupa o papel de autoridade e o aluno é tratado como um sujeito passivo, que apenas recebe o conteúdo.
A chamada doutrina da instrução expressa bem essa visão normativa, marcada pela crença em uma única forma correta de ensinar, desconsiderando o contexto e as particularidades de cada estudante. O foco recaía sobre o método — um conjunto fixo de procedimentos destinados a garantir a memorização e a assimilação do conteúdo.
Dessa forma, a alternativa D é justificada por representar fielmente esse modelo tradicional de Didática, caracterizado pela rigidez e pela ênfase na uniformidade do ensino. Em oposição, as concepções didáticas mais atuais defendem práticas que valorizam a interação, a adaptação ao contexto e a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem.
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