Questões Pedagogia

O processo de seleção dos conteúdos deve ocorrer de forma sistem&a...

Responda: O processo de seleção dos conteúdos deve ocorrer de forma sistemática e criteriosa, contribuindo para que as experiências de ensino/aprendizagem sejam significativ...


1Q7410 | Pedagogia, Professor de Informática, SEDUC PI, NUCEPE

O processo de seleção dos conteúdos deve ocorrer de forma sistemática e criteriosa, contribuindo para que as experiências de ensino/aprendizagem sejam significativas. A partir dessa concepção, pode-se afirmar CORRETAMENTE, que se constituem em critérios de seleção de conteúdos de ensino, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa A
Na pedagogia, a escolha dos conteúdos a serem ensinados deve ser planejada e criteriosa, de forma que o aprendizado seja significativo e relevante para os estudantes. Para isso, alguns critérios são normalmente considerados:
>Flexibilidade: o conteúdo deve poder ser adaptado às diferentes necessidades dos alunos e aos variados contextos educativos.
>Utilidade: o que é ensinado deve ter aplicação prática, preparando o aluno para situações da vida cotidiana e do mercado de trabalho.
> Significação: o conteúdo precisa fazer sentido para os estudantes, conectando-se com seus conhecimentos prévios e experiências pessoais.
> Solidariedade: os conteúdos devem promover valores como cooperação e respeito, essenciais para a convivência social.
Em contrapartida, a afetividade, embora importante para criar um ambiente acolhedor e estimulante, não é um critério direto para selecionar conteúdos. Ela influencia a forma como os alunos recebem e se engajam com o aprendizado, mas não determina o que deve ser ensinado.


⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.