No trabalho com imagens digitais, muitas vezes é necessária que a coleta de pontos no terreno como forma de controle das transformações geométricas que se deseja aplicar sobre a imagem. Considerando uma imagem LANDSAT 8, pode-se considerar que para realizar um georreferenciamento sobre ela, deve-se ter
a) 3 pontos de controle, próximos do centro da imagem e o erro quadrático médio deve ser o menor possível, compatível com a resolução da imagem e escala do mapeamento.
b) 4 pontos de controle, no mínimo, próximos do centro da imagem e o erro quadrático médio deve ser o menor possível, compatível com a projeção cartográfica e o datum geodésico dos pontos de controle.
c) 5 pontos de controle, no mínimo, próximos do centro da imagem e o erro quadrático médio deve ser o menor possível, compatível com a resolução da imagem e a escala do mapeamento.
d) 4 pontos de controle, no mínimo, com localização bem distribuída pela área da imagem e o erro quadrático médio deve ser o menor possível, compatível com a resolução da imagem e escala do mapeamento.
e) 5 pontos de controle, no mínimo, com localização bem distribuída pela área da imagem e o erro quadrático médio deve ser o menor possível, compatível com a projeção cartográfica e o datum geodésico dos pontos de controle.