Assinale, dentre as afirmações a seguir, aquela que expressa a concepção de causalid...
Responda: Assinale, dentre as afirmações a seguir, aquela que expressa a concepção de causalidade em Tomás de Aquino.
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Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A concepção de causalidade em Tomás de Aquino é caracterizada pela ideia de que Deus é a causa primeira de tudo que existe. Isso significa que Ele é a origem última de toda a realidade. No entanto, Aquino também reconhece a existência de causas secundárias, que são os meios pelos quais Deus opera no mundo. Essas causas secundárias permitem que o mundo tenha uma ordem e uma causalidade própria, que pode ser estudada e compreendida de forma relativamente autônoma.
Essa visão é uma síntese entre a crença na ação divina e o reconhecimento da realidade do mundo natural e suas leis. Diferentemente da alternativa b), que afirma que Deus é a única causa atuante diretamente em todos os eventos, Aquino admite um sistema de causalidade secundária, onde as causas naturais têm um papel legítimo.
As outras alternativas não refletem a posição tomista: a) nega a intervenção divina, c) nega a possibilidade do conhecimento causal, e d) reduz as causas a entidades meramente mentais, o que não é a visão de Aquino.
Portanto, a alternativa e) expressa corretamente a concepção de causalidade em Tomás de Aquino, conforme sua filosofia e teologia, especialmente em obras como a "Suma Teológica".
Essa visão é uma síntese entre a crença na ação divina e o reconhecimento da realidade do mundo natural e suas leis. Diferentemente da alternativa b), que afirma que Deus é a única causa atuante diretamente em todos os eventos, Aquino admite um sistema de causalidade secundária, onde as causas naturais têm um papel legítimo.
As outras alternativas não refletem a posição tomista: a) nega a intervenção divina, c) nega a possibilidade do conhecimento causal, e d) reduz as causas a entidades meramente mentais, o que não é a visão de Aquino.
Portanto, a alternativa e) expressa corretamente a concepção de causalidade em Tomás de Aquino, conforme sua filosofia e teologia, especialmente em obras como a "Suma Teológica".
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