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Kant, no decorrer da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1960), afirma qu...

Responda: Kant, no decorrer da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1960), afirma que: a) neste mundo, e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limit...


1Q795198 | Filosofia, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Kant, no decorrer da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1960), afirma que: a) neste mundo, e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade; b) embora muitas coisas que o dever ordena possam acontecer em conformidade com ele, é, contudo, ainda duvidoso que elas aconteçam verdadeiramente por dever e que tenham, portanto, valor moral; c) o imperativo categórico é, portanto, só um único, que é este: age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.

Considerando os trechos acima transcritos e a problemática da ética kantiana, julgue os itens a seguir.

Considerando o trecho a), é correto afirmar que a ética kantiana se direciona na realidade para uma ética do desinteresse, em que a boa vontade é boa sem limites, precisamente por ser uma manifestação da razão puramente prática e por cumprir o dever unicamente pelo dever.

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💬 Comentários

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Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
A questão aborda a ética kantiana, que se baseia no conceito de boa vontade como o único bem incondicional. De acordo com Kant, a boa vontade é o único valor moral absoluto, que deve ser seguido independentemente das consequências.

No trecho mencionado, Kant afirma que "neste mundo, e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade". Isso significa que a boa vontade é o único valor intrínseco e incondicional, não dependendo de interesses pessoais ou consequências para ser considerada boa.

Portanto, a afirmação de que a ética kantiana se direciona para uma ética do desinteresse, em que a boa vontade é boa sem limites, é correta. Sendo assim, a alternativa correta é:

a) Certo
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