João, de quarenta anos de idade, exerce atividade laboral que exige movimentos de flexão e extensão da coluna lombar: carrega uma carga de peso médio em membros superiores a cada movimento. Sua jornada de trabalho é de seis horas ininterruptas. Após comparecer ao setor de fisioterapia referindo dores nas costas, o paciente recebeu o diagnóstico de dor lombar baixa por artrose, compressão discal lombar e distensão muscular paravertebral.
Com base nessa situação, assinale a opção correta acerca das forças compressivas sobre a coluna vertebral e do tratamento mais indicado ao caso.
✂️ a) Ao se realizar a flexão de tronco, a força de cisalhamento que age na articulação lombossacra é menor do que quando o paciente está na posição de pé. ✂️ b) Para diminuir as pressões intradiscais na posição de pé, uma das orientações deve ser a do paciente colocar um dos pés na frente do outro e ainda apoiá-lo um pouco acima do nível do solo. ✂️ c) A orientação quando o paciente estiver de repouso deve ser de assumir uma posição de decúbito lateral com os membros estendidos, visando diminuir as forças compressivas sobre as vértebras lombares. ✂️ d) Exercícios de agachamento estão bem indicados para o controle das pressões interdiscais, mesmo na fase aguda, desde que não piorem o quadro já existente. ✂️ e) Os músculos abdominais devem ser bem fortalecidos, pois, ao se contraírem, diminuem a pressão intra-abdominal, assim como a força compressiva sobre a coluna e reduzem, ainda, as atividades dos músculos eretores da coluna.