Questões Fisioterapia Fisioterapia Cardiovascular

Um paciente de cinquenta e dois anos de idade, com 180 cm de altura e 75 kg, portado...

Responda: Um paciente de cinquenta e dois anos de idade, com 180 cm de altura e 75 kg, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, está internado no ambulatório de clínica médica com grave pneumonia a...


1Q799503 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Um paciente de cinquenta e dois anos de idade, com 180 cm de altura e 75 kg, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica, está internado no ambulatório de clínica médica com grave pneumonia adquirida na comunidade, o que lhe tem gerado dificuldade de manter ventilação espontânea. Na avaliação, o paciente apresentava-se consciente no leito e com volume respiratório de 2,5 L/min. Destacam-se, ainda, a presença de uma grande cicatriz em região da testa, com fios da sutura à mostra, e o histórico de uma anastomose de esôfago, recente. Nesse momento, a equipe de fisioterapia considera a realização do suporte ventilatório não invasivo e invasivo para o tratamento do paciente.

Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.

Caso seja administrada, a fração inspirada de oxigênio terá de ser variável, no entanto, deverá levar em consideração o mínimo de oxigênio capaz de manter a saturação periférica do paciente em torno de 85%.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

A saturação periférica de oxigênio (SpO2) ideal para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) deve ser mantida em torno de 88% a 92%, e não em 85%. Isso porque níveis muito baixos de oxigênio podem levar à hipóxia tecidual, enquanto níveis muito altos podem suprimir o estímulo respiratório nesses pacientes, agravando a retenção de CO2.

A administração da fração inspirada de oxigênio (FiO2) deve ser cuidadosamente ajustada para manter a saturação dentro dessa faixa segura, evitando tanto a hipoxemia quanto a hipercapnia.

Portanto, afirmar que a saturação deve ser mantida em torno de 85% está incorreto, pois esse valor é inferior ao recomendado para garantir a oxigenação adequada sem riscos adicionais.

Em resumo, a equipe deve buscar manter a saturação entre 88% e 92%, ajustando a FiO2 conforme necessário, e não em torno de 85%, como sugerido na questão.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.