A disfagia, distúrbio da deglutição com sinais e sintomas específicos caracteriz...

Questão de Fonoaudiologia da banca CESPE CEBRASPE aplicada no concurso INCA (2010). Confira a resolução completa abaixo:

A disfagia, distúrbio da deglutição com sinais e sintomas específicos caracterizado por alterações em qualquer etapa e(ou) entre as etapas da dinâmica da deglutição, pode ser congênita ou adquirida, após comprometimento neurológico, mecânico ou psicogênico. A respeito das avaliações e características relacionadas a esse distúrbio, julgue os itens seguintes.

A avaliação endoscópica da deglutição não é um método de simples execução, pois apresenta várias contraindicações e não fornece dados detalhados acerca da deglutição.