A disfagia é um sintoma que pode ter como uma das causas o câncer de cabeça e pe...

Questão de Fonoaudiologia da banca CESPE CEBRASPE aplicada no concurso INCA (2010). Confira a resolução completa abaixo:

A disfagia é um sintoma que pode ter como uma das causas o câncer de cabeça e pescoço. Quanto às condutas e aos métodos de avaliação aplicados ao paciente disfágico, julgue os itens que se seguem.

A ausculta cervical costuma ser realizada no paciente ainda no leito ou durante as sessões de terapia, para que o trabalho de estimulação do processo de deglutição seja realizado ainda nos primeiros dias após a instalação do sintoma, permitindo detectar a presença de deglutição e possível aspiração.