A disfagia é um sintoma que pode ter como uma das causas o câncer de cabeça e pe...

Questão de Fonoaudiologia da banca CESPE CEBRASPE aplicada no concurso INCA (2010). Confira a resolução completa abaixo:

A disfagia é um sintoma que pode ter como uma das causas o câncer de cabeça e pescoço. Quanto às condutas e aos métodos de avaliação aplicados ao paciente disfágico, julgue os itens que se seguem.

Entre os métodos de avaliação instrumental que ajudam na eficiência do diagnóstico do paciente com disfagia, a videofluoroscopia (videodeglutograma) permite observar os estágios oral e faríngeo da deglutição antes, durante e após o evento. Esse método tem a desvantagem de ser invasivo.