A aprendizagem é algo constante por toda a vida de qualquer indivíduo, mas nos estudos voltados para o desenvolvimento infantil ela é tratada de forma diferenciada e, na maioria das vezes, está atrelada ao processo educacional. Neste cenário destacam-se dois grandes nomes: Jean William Fritz Piaget e Lev Semenovitch Vygotsky. Estes dois grandes estudiosos do processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil divergiam em um ponto fundamental para caracterizar suas defesas. Como podemos descrever essa divergência?
✂️ a) Em uma análise minuciosa dos estudos realizados pelos dois, é possível até defender a ideia de que as duas teorias se fundem, porém é importante ressaltar que para Piaget o indivíduo é fruto do meio, enquanto que para Vygotsky todas as construções de aprendizagem são inerentes ao próprio indivíduo. ✂️ b) Piaget acredita que durante o processo de desenvolvimento todas as crenças, valores e conhecimentos que já fazem parte do indivíduo sobressaem àquilo que lhe é proporcionado externamente, enquanto que Vygotsky defende a ideia de que o desenvolvimento está condicionado à variação do meio no qual se insere. ✂️ c) Enquanto Vygotsky entende que a evolução de um indivíduo independe de suas aprendizagens, Piaget atribui única e exclusivamente à escola o desenvolvimento infantil. ✂️ d) Na teoria Piagetiana nada há de conhecimento em uma criança, quando esta se insere em um ambiente escolar, ela é considerada um papel em branco, já Vygotsky entende que ao iniciar seus estudos a criança tem muito mais para ensinar do que para aprender.