Questões Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos
A avaliação da aprendizagem vem há...
Responda: A avaliação da aprendizagem vem há muito tempo ocupando de maneira significativa tempo e espaço dentro das instituições de ensino no país, sendo...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) enfatizam que a avaliação da aprendizagem deve ser um processo contínuo, formativo e qualitativo, que visa orientar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
A alternativa c) apresenta uma visão equivocada, pois afirma que a avaliação é um fator determinante e único para afinar a aprendizagem de determinado conteúdo pelo aluno, o que contraria a perspectiva dos PCNs. A avaliação não deve ser única nem determinante isoladamente, mas sim parte de um conjunto de ações que consideram diversos aspectos do desenvolvimento do aluno.
As demais alternativas estão alinhadas com os princípios dos PCNs: a avaliação é contínua, qualitativa, serve para orientar a intervenção pedagógica, subsidia a reflexão do professor e considera tanto o aluno quanto as condições oferecidas para a aprendizagem.
Portanto, a alternativa c) é a única que não corresponde à concepção dos PCNs sobre avaliação, justificando seu status como a resposta correta para a questão.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) enfatizam que a avaliação da aprendizagem deve ser um processo contínuo, formativo e qualitativo, que visa orientar e melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
A alternativa c) apresenta uma visão equivocada, pois afirma que a avaliação é um fator determinante e único para afinar a aprendizagem de determinado conteúdo pelo aluno, o que contraria a perspectiva dos PCNs. A avaliação não deve ser única nem determinante isoladamente, mas sim parte de um conjunto de ações que consideram diversos aspectos do desenvolvimento do aluno.
As demais alternativas estão alinhadas com os princípios dos PCNs: a avaliação é contínua, qualitativa, serve para orientar a intervenção pedagógica, subsidia a reflexão do professor e considera tanto o aluno quanto as condições oferecidas para a aprendizagem.
Portanto, a alternativa c) é a única que não corresponde à concepção dos PCNs sobre avaliação, justificando seu status como a resposta correta para a questão.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários