Questões Pedagogia Aspectos Psicológicos da Educação

Em relação aos brinquedos e jogos,...

Responda: Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadore...


1Q835012 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Prefeitura de Ermo SC Professor de Educação Infantil, PS Concursos, 2021

Em relação aos brinquedos e jogos, estes devem corresponder as características de cada faixa etária, na qual a criança se encontre. Os educadores e pesquisadores sobre o tema tem por base utilizar a descrição estudada por Piaget, nessa classificação o pesquisador descreve o que é inerente a cada faixa etária organizando-as em períodos ou estágios. Sendo assim, relacione as colunas abaixo: Coluna 1 1. Sensório motor 2. Pensamento pré-operacional 3. Operações concretas 4. Operações formais Coluna 2 ( ) A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. ( ) O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. ( ) O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. ( ) A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

A questão aborda os estágios do desenvolvimento cognitivo segundo Jean Piaget, que são fundamentais para entender o desenvolvimento infantil e a adequação dos brinquedos e jogos para cada faixa etária.

O estágio sensório-motor (1) ocorre do nascimento até cerca de 2 anos, quando o bebê constrói o significado do mundo através da coordenação das experiências sensoriais com o movimento. Portanto, a frase "O bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento" corresponde ao estágio 1.

O pensamento pré-operacional (2) acontece aproximadamente dos 2 aos 7 anos, quando a criança começa a desenvolver o pensamento simbólico, usando palavras e imagens para representar objetos e experiências. Assim, a frase "A criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens" corresponde ao estágio 2.

As operações concretas (3) ocorrem dos 7 aos 11 anos, quando a criança começa a raciocinar logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos em diferentes categorias. Logo, a frase "A criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes" corresponde ao estágio 3.

Por fim, as operações formais (4) surgem a partir dos 12 anos, quando o adolescente é capaz de raciocinar logicamente de forma abstrata e idealista. Portanto, a frase "O adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista" corresponde ao estágio 4.

Assim, a sequência correta que relaciona os estágios com as descrições é: 3, 1, 4, 2, que corresponde à alternativa d).

Checagem dupla confirma que as características descritas estão alinhadas com os estágios de Piaget, e a alternativa d) é a única que apresenta a correspondência correta entre as colunas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.