Questões Direito Administrativo Improbidade administrativa Lei 8429 92

Considerando a ética na administração pública e a legi...

Responda: Considerando a ética na administração pública e a legislação pertinente, julgue o item a seguir. Suponha que um agente público ...


1Q837906 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a ética na administração pública e a legislação pertinente, julgue o item a seguir.

Suponha que um agente público tenha apresentado declaração de bens e valores que compunham o seu patrimônio privado, para o exercício de suas funções, mas posteriormente tenha se recusado a prestar nova declaração, dentro do prazo que lhe foi legalmente determinado. Nessa situação, o agente poderá ser demitido a bem do serviço público.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

De acordo com a Lei nº 8.429/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, o agente público que se recusar a prestar declaração de bens dentro do prazo legalmente determinado poderá sim ser demitido a bem do serviço público.

Portanto, a afirmativa está correta, pois a recusa em prestar nova declaração de bens pode configurar uma infração ética e legal passível de demissão.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.