Questões Direito Administrativo Improbidade administrativa Lei 8429 92

Considerando a legislação federal referente aos atos d...

Responda: Considerando a legislação federal referente aos atos de improbidade administrativa e aos processos administrativos, julgue o próximo item.


1Q839232 | Direito Administrativo, Improbidade administrativa Lei 8429 92, Analista em Desenvolvimento Regional, CESPE CEBRASPE, 2021

Considerando a legislação federal referente aos atos de improbidade administrativa e aos processos administrativos, julgue o próximo item.

Em relação aos atos de improbidade administrativa, o terceiro não integrante da administração que gerar lesão ao patrimônio público por conduta omissiva somente terá o dever de ressarcir o erário se ficar demonstrado seu dolo.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

De acordo com a Lei nº 8.429/1992, que dispõe sobre os atos de improbidade administrativa, especificamente no artigo 10, é considerado ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas na lei. Portanto, não é necessário que haja dolo para que o terceiro não integrante da administração seja responsabilizado por ato de improbidade administrativa decorrente de conduta omissiva; a mera culpa já é suficiente para impor o dever de ressarcir o erário.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.