Perder peso ou manter-se em forma. Estes são alguns dos principais desejos de quem busca uma aparência melhor. No entanto, quando esses desejos se transformam em obsessões desequilibrando a saúde física e mental, podemos estar diante de duas doenças: a anorexia e a bulimia. O equilíbrio do nosso organismo é assegurado por um conjunto de mecanismos de regulação energética e nutricional determinado por nosso comportamento alimentar. Fatores fisiológicos, psicológicos, cognitivos e comportamentais são fatores que influenciam nesse processo. Sobre os distúrbios ou transtornos alimentares, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Na anorexia, existe um medo intenso de ganhar peso, mesmo estando com o peso abaixo do normal. Nas mulheres pósmenarca é comum a amenorreia, isto é, ausência de, pelo menos, três ciclos menstruais consecutivos.
b) A anorexia pode ser do tipo restritivo, onde o indivíduo desenvolve um comportamento de comer compulsivamente ou de purgação.
c) A desnutrição pode levar à diminuição da capacidade imunológica dos pacientes com anorexia, aumentando as chances de infecção.
d) Pessoas diagnosticadas com bulimia nervosa comem em grande quantidade. Vômitos forçados, uso de laxantes e diuréticos, jejum e exercícios físicos excessivos estão na rotina de quem é portador desse transtorno alimentar.
e) A bulimia pode ser do tipo purgativo ou sem purgação.