Segundo a Resolução 357, de 20 de abril de 2001, do Conselho Federal de Farmá...

Segundo a Resolução 357, de 20 de abril de 2001, do Conselho Federal de Farmácia, que aprova o regulamento técnico das Boas Práticas de Farmácia, analise as sentenças abaixo: I- O proprietário...


publicidade
Segundo a Resolução 357, de 20 de abril de 2001, do Conselho Federal de Farmácia, que aprova o regulamento técnico das Boas Práticas de Farmácia, analise as sentenças abaixo:
I- O proprietário é quem exerce a direção técnica, é o principal responsável pelo funcionamento do estabelecimento farmacêutico de que trata a Lei nº 5.991/73 e terá, obrigatoriamente sob sua responsabilidade, a supervisão e coordenação de todos os serviços técnicos do estabelecimento que lhe ficam subordinados hierarquicamente. II- A responsabilidade profissional e a assistência técnica são indelegáveis e obriga o(s) farmacêutico(s) à participação efetiva e pessoal nos trabalhos a seu cargo. III- Não poderão ser aviadas receitas ilegíveis e/ou que possam induzir a erro ou troca na dispensação dos medicamentos ou que se apresentem em código (sob siglas, números, etc.). IV- Quando a dosagem ou posologia dos medicamentos prescritos ultrapassar os limites farmacológicos, ou a prescrição apresentar incompatibilidade ou interação potencialmente perigosa com demais medicamentos prescritos ou de uso do paciente, o farmacêutico exigirá confirmação expressa ao profissional que prescreveu.
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de sentenças CORRETAS.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    19/08/2026 • 13:35
    Vamos analisar cada uma das sentenças apresentadas:

    I - Correta. O proprietário de uma farmácia realmente exerce a direção técnica e é responsável pelo funcionamento do estabelecimento, conforme a legislação mencionada.

    II - Correta. A responsabilidade profissional e a assistência técnica são, de fato, indelegáveis, o que significa que os farmacêuticos devem participar ativamente dos serviços que realizam.

    III - Correta. A afirmação sobre a impossibilidade de aviamento de receitas ilegíveis ou que possam induzir a erro está de acordo com as normas de segurança na dispensação de medicamentos.

    IV - Correta. O farmacêutico deve, sim, exigir confirmação expressa do profissional que prescreveu quando há dúvidas sobre a dosagem, posologia ou interações medicamentosas.

    Dessa forma, todas as sentenças I, II, III e IV estão corretas. No entanto, como a questão pede um conjunto de sentenças corretas e não há uma alternativa que inclua todas, precisamos escolher a que apresenta o maior número de sentenças corretas.

    A alternativa que apresenta o maior número de sentenças corretas é a opção c) II, III e IV.

    Gabarito: c)
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.