Questões Nutrição Dietoterapia

Um paciente de 68 anos de idade ...

Responda: Um paciente de 68 anos de idade está na terceira internação hospitalar em um intervalo de dois anos. É coinfectado por vírus da imunodeficiênc...


1Q845597 | Nutrição, Dietoterapia, Multiprofissional em Cuidados Paliativos Nutrição, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 68 anos de idade está na terceira internação hospitalar em um intervalo de dois anos. É coinfectado por vírus da imunodeficiência humana (HIV) e por vírus da hepatite C (VHC) há cerca de 20 anos. Não utiliza, de forma efetiva, as medicações prescritas pelo médico infectologista. Apresenta quadro de pneumonia pneumocócica e sarcoma de Kaposi. Ao exame físico, demonstra atrofia muscular em membros inferiores e na região temporal, além de pouca reserva adiposa. Ainda assim, refere apetite regular. Está em cuidados paliativos.

A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.  
Considerando o quadro de imunodeficiência, a oferta de alimentos crus deve ser evitada, pois existe o risco de diarreia.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O paciente apresenta imunodeficiência devido à coinfecção por HIV e hepatite C, além de não aderir corretamente ao tratamento, o que agrava seu estado imunológico. Em pacientes imunocomprometidos, como aqueles com HIV avançado, há maior suscetibilidade a infecções oportunistas, incluindo aquelas transmitidas por alimentos contaminados.

Alimentos crus, como frutas e verduras não higienizadas adequadamente, podem conter microrganismos patogênicos que causam diarreia, uma complicação grave em pacientes com imunodeficiência, pois pode levar a desidratação e piora do quadro clínico.

Portanto, a recomendação de evitar alimentos crus é uma medida preventiva importante para reduzir o risco de infecções gastrointestinais e diarreia nesses pacientes, alinhada às práticas de cuidados paliativos e manejo clínico de imunodeprimidos.

A checagem dupla confirma que a alternativa correta é a letra a, pois a prevenção de infecções alimentares em pacientes imunodeprimidos é um princípio básico do cuidado clínico.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.