Paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, portador de imunodeficiênci...

Paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, portador de imunodeficiência importante devido a diabetes melito e tratamento oncológico quimioterápico, foi encaminhado ao serviço de referência p...


Paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, portador de imunodeficiência importante devido a diabetes melito e tratamento oncológico quimioterápico, foi encaminhado ao serviço de referência para o tratamento de infecções bucais com abscesso apical crônico no dente 46.
Considerando esse caso clínico e sabendo que tais condições do sistema imunológico são determinantes para o agravamento desse perfil de lesões, julgue o item a seguir.
Um dos mecanismos de reabsorção óssea verificada no sítio infeccioso se deve a mediadores químicos envolvidos principalmente na regulação da osteoclastoge?nese como ligante do ativador do receptor RANKL, o fator estimulador de colo?nias de macrófagos e a osteoprotegerina.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • David Castilho
    David Castilho
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: a)

    O enunciado aborda a reabsorção óssea em um paciente imunocomprometido com abscesso apical crônico, destacando os mediadores químicos envolvidos na osteoclastogênese.

    A reabsorção óssea em processos infecciosos é mediada por células chamadas osteoclastos, que são ativadas por sinais químicos específicos. Entre esses sinais, o sistema RANK/RANKL/osteoprotegerina é fundamental para a regulação da formação e atividade dos osteoclastos.

    O RANKL (ligante do receptor ativador do fator nuclear kappa B) é produzido por osteoblastos e células do sistema imune e se liga ao receptor RANK presente nos precursores de osteoclastos, promovendo sua diferenciação e ativação. A osteoprotegerina atua como um receptor solúvel que se liga ao RANKL, impedindo sua interação com o RANK e, assim, inibindo a osteoclastogênese.

    Além disso, o fator estimulador de colônias de macrófagos (M-CSF) é essencial para a sobrevivência e proliferação dos precursores de osteoclastos.

    Portanto, o item está correto ao afirmar que esses mediadores químicos são determinantes para a reabsorção óssea no sítio infeccioso, especialmente em pacientes com imunodeficiência, onde a resposta inflamatória pode estar alterada, agravando a lesão óssea.

    A segunda análise confirma que a alternativa correta é a letra a), pois os conceitos apresentados estão de acordo com a fisiopatologia da reabsorção óssea em infecções crônicas.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.