O advento de medicamentos antidepressivos tornou a depressão um problema médico, passível de tratamento. Nas últimas cinco décadas, a psicofarmacologia da depressão evoluiu muito e rapidamente. Os primeiros antidepressivos - os antidepressivos tricíclicos (ADTs) e os inibidores da monaminooxidase (IMAOs) - foram descobertos através da observação clínica. Sobre os ADTs, considere os itens, abaixo:
I - Tem seu uso comprometido em função do risco da interação com tiramina e o risco de crises hipertensivas potencialmente fatais.
II - Seu uso foi limitado em função do bloqueio de receptores de histamina, colinérgicos e alfa-adrenérgicos que acarretavam efeitos colaterais levando à baixa tolerabilidade e risco de toxicidade.
III - Apresentam boa eficácia devido à sua ação, aumentando a disponibilidade de norepinefrina e serotonina.
Está correto o que se afirma em:
✂️ a) I, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III.