Questões Psicologia Psicopatologia

Um paciente de 63 anos de idade ...

Responda: Um paciente de 63 anos de idade é encaminhado ao pronto-socorro cardiológico, apresentando dor no peito e fadiga extrema. Após a realização de...


1Q847648 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde Mental do Adulto Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 63 anos de idade é encaminhado ao pronto-socorro cardiológico, apresentando dor no peito e fadiga extrema. Após a realização de alguns exames, constata-se a necessidade de realização de cirurgia cardíaca para retirada de um aneurisma cardíaco. Quando comunicado a respeito da conduta médica necessária, o paciente informa que não vai fazer a cirurgia e diz que tem superpoderes, que consegue se curar sozinho e que pode fazer uma consulta com seres de outros planetas, que o ajudarão a retirar o aneurisma por meio de energias solares. O paciente também apresenta discurso desorganizado e delírio de grandeza. O psicólogo responsável pela unidade foi chamado para avaliar o paciente.  

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A doença de Alzheimer, além da perda de memória e de desorientação, pode apresentar o delírio de grandeza como sintoma.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.

A doença de Alzheimer é uma demência caracterizada principalmente pela perda progressiva da memória, desorientação, alterações cognitivas e dificuldades nas atividades diárias. Os sintomas mais comuns incluem perda de memória recente, confusão, desorientação no tempo e espaço, e comprometimento das funções executivas.

O delírio de grandeza, que consiste em ideias delirantes de superioridade, poderes especiais ou importância exagerada, não é um sintoma típico da doença de Alzheimer. Esse tipo de delírio é mais comumente associado a transtornos psicóticos, como a esquizofrenia, transtorno delirante ou episódios maníacos do transtorno bipolar.

No caso apresentado, o paciente apresenta discurso desorganizado, delírio de grandeza e crenças delirantes (superpoderes, consulta com seres de outros planetas), o que sugere um quadro psicótico, e não os sintomas clássicos da doença de Alzheimer.

Portanto, afirmar que o delírio de grandeza é um sintoma da doença de Alzheimer está incorreto, justificando a resposta "Errado".
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.