Questões Português Interpretação de Textos

Responda: A família humana


1Q847783 | Português, Interpretação de Textos, Prefeitura de Capanema PA Auxiliar de Contabilidade, CONSULPLAN, 2020

A família humana

   Não acho que tudo tenha piorado nos dias atuais. Nunca fui saudosista. Prefiro a comunicação imediata pela internet a cartas que levavam meses. Gosto mais de trabalhar no computador do que de usar a velha máquina de escrever (que tinha lá seu charme). No whats ou outros, falo instantaneamente com amigos e familiares aqui perto, do outro lado do mundo - os afetos se multiplicam, se consolidam, circulam mais emoções. Nossa qualidade de vida melhorou em muitas coisas, mas serviços essenciais entre nós andam deteriorados, uma vasta parcela da humanidade ainda vive em nível de miséria.
   São as contradições inacreditáveis de um sistema onde cosmólogos investigam espaços insuspeitados, cada dia trazendo revelações intrigantes, mas ainda sofre e morre gente nos corredores de hospitais sobrecarregados, milhões de crianças morrem de fome, outros milhões nunca chegam à escola, ou brincam diante de barracos com barro feito de água e esgoto. 
   Minhas repetições são intencionais, aqui, nos romances, até nos poemas. Retorno a temas sobre os quais eu mesma tenho incertezas. Que envolvem antes de mais nada ética, moralidade, confiança. Decência: pois é neles que eu aposto, nos decentes que olham para o outro - que somos todos nós, do gari ao intelectual, da dona de casa à universitária, dos morenos aos louros de olhos azuis - com atenção e respeito.
   Estudos recentes sobre história das culturas revelam dados sobre tempos em que a parceria predominou sobre a dominação: entre povos, entre grupos, entre pessoas. Mas o mesmo ser humano que busca o amor anseia pela dominação nas relações pessoais, internacionais, de gênero, de idade, de classe.
   E se tentássemos mais parceria? Na verdade não acredito muito nisso, a não ser que a gente dê uma melhorada em si mesmo. É possível que em algumas décadas, ou mais, a miscigenação será generalizada, superados os conflitos raciais às vezes trágicos. Teremos uma miscigenação densa de cores, formas, idiomas e culturas.
   Origem, dinheiro ou tom de pele vão interessar menos do que caráter e lealdade, a produtividade e competência menos do que a visão de mundo e a abertura para o outro, a máquina importará tanto quanto o sonho, a hostilidade não vai esmagar a esperança, e não teremos de dominar o outro tentando construir uma civilização.
    Talvez eu hoje tenha acordado feito uma visionária ingênua: não é inteiramente ruim, isso se chama esperança de que um dia predomine, sim, a família humana. “E aí?”, perguntarão. “Sem conflito, sem cobiça, sem alguma opressão e alguma guerrinha, qual a graça?”
    Aí, não vamos bocejar como anjos entediados, mas crescer mais, e mais, em caráter, sabedoria, harmonia, e - por que não? - algum tipo de felicidade.
(LUFT, Lya. A família humana.Disponível em: https://gauchazh.clicrbs. com.br/colunistas/lya-luft/noticia/2019/06/a-familia-humana-cjx6p12 mq01ro01o9obgwdbq6.html. Acesso em: 06/04/2020.)
Em relação ao trecho “Nossa qualidade de vida melhorou em muitas coisas, mas serviços essenciais entre nós andam deteriorados, (...)” (1º§), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) É formado por uma oração coordenada assindética. ( ) É formado por uma oração coordenada sindética adversativa. ( ) A conjunção “mas” pode ser substituída por “logo”, sem provocar alteração de sentido. ( ) A conjunção “mas” pode ser substituída por “todavia”, sem provocar alteração de sentido. A sequência correta está em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Vamos analisar cada afirmativa com base no trecho indicado: "Nossa qualidade de vida melhorou em muitas coisas, mas serviços essenciais entre nós andam deteriorados..."

1) "É formado por uma oração coordenada assindética." O trecho apresenta a conjunção "mas", que é uma conjunção coordenativa adversativa, portanto a oração é coordenada sindética, não assindética. Logo, essa afirmativa é falsa.

2) "É formado por uma oração coordenada sindética adversativa." Como explicado, a conjunção "mas" indica oposição, caracterizando oração coordenada sindética adversativa. Essa afirmativa é verdadeira.

3) "A conjunção 'mas' pode ser substituída por 'logo', sem provocar alteração de sentido." A conjunção "logo" indica consequência, diferente da oposição expressa por "mas". Portanto, a substituição altera o sentido. A afirmativa é falsa.

4) "A conjunção 'mas' pode ser substituída por 'todavia', sem provocar alteração de sentido." "Todavia" é uma conjunção adversativa, assim como "mas", podendo substituir sem alterar o sentido adversativo da oração. Essa afirmativa é verdadeira.

Assim, a sequência correta é: F (falso), V (verdadeiro), F (falso), V (verdadeiro), que corresponde à alternativa e.

Checagem dupla confirma que a conjunção "mas" é adversativa e não pode ser substituída por "logo" sem alterar o sentido, e que a oração é sindética, não assindética. Portanto, o gabarito oficial e a resposta mais marcada estão corretos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.